sexta-feira, 24 de junho de 2016

Tudo sobre a personagem :


Mafalda é uma menina que surgiu para colocar o mundo de ponta-cabeça. Nascida nos anos 60, uma década pra lá de polêmica, ela não é chamada de “contestadora” à toa. Mafalda odeia as guerras, as armas nucleares, o racismo, as injustiças da vida. Ela questiona todas as convenções sociais que nós nos acostumamos a achar normal, e o mais incrível é como os assuntos tratados naquelas tirinhas são atemporais, mesmo os tempos mudando, elas continuam fazendo todo o sentido hoje em dia. Fora o fato óbvio de ser uma protagonista feminina em uma época em que as mulheres estavam apenas emergindo, mostrando que ela estava realmente ali para quebrar alguns tabus.
Personagem da Semana: Mafalda
Suas tirinhas foram produzidas por Quino, na Argentina, de 1964 a 1973. Tempos de ditaduras, militarismo, comunismo, Guerra do Vietnã, Beatles, movimentos como feminismo e hippie, e todas as outras coisas que vieram com eles, como sexo livre, drogas e rock’n roll. Mafalda é fogo!
E quem ia imaginar uma menina que teve apenas 9 anos ‘de vida’ seria um dos maiores símbolos de liberdade, contestação e pensamento livre até hoje. De uma forma  engraçada e sutil, humorada e simples, Mafalda critica tanto capitalismo como comunismo, além de vários hábitos humanos. 

Mafalda é como um grito de consciência, disseminando ideias como a luta pelos direitos civis, democracia, igualdade e liberdade. O papel da mulher também é um ponto importantíssimo nas tirinhas, já que muitas vezes ela critica sua mãe por ter parado de estudar, chamando-a muitas vezes de medíocre. Ela também entra em conflito com sua amiga Susanita, que é extremamente egocêntrica e egoísta, além de achar que o único sentido da sua vida é se tornar a mulher e a mãe de alguém...

Curiosidades
1ª tirinha de Mafalda:

Última tirinha de Mafalda:
Só para vocês saberem, Mafalda quer ser presidente!

Espero que tenham gostado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog